terça-feira, 7 de julho de 2009

Quanto vale aquilo que você fala?


Quanto vale a sua palavra? Quanto vale aquilo que você fala? A maioria dirá que vale muito, que é o que se tem de mais valioso e o que preza em sua vida. Há quem diga que a palavra de um homem vale a sua honra e deve ser cumprida de acordo com aquilo que foi profetizado ou dito, mas me pego a questionar: será que na prática é dessa forma que acontece? Será que as pessoas agem exatamente de acordo com aquilo que dizem?
Infelizmente a resposta para estes questionamentos é "não". Nos dias de hoje é comum vermos as pessoas verbalizando situações e agindo de forma totalmente diferente se comparado com aquilo que foi dito.
A honra de um indivíduo ainda é colocada como algo intocável, pois é capaz de retratar à virtude do indivíduo, seu talento, sua coragem, suas boas ações e qualidades. Ter essa entidade alimentada é conquistar um sentimento de dignidade própria que leva o homem a procurar merecer a consideração geral; resumindo é o "brio" da pessoa, porém todos esses pontos não é mais sustentado pela verdade e ação, mas sim, pela mentira e falsidade.
Há uma dificuldade de sustentar as palavras com as ações. Essas atitudes quando surgem são geralmente evasivas, vazias e sem significado, chegando a soar como justificativa e não como comprometimento. As pessoas esqueceram que a palavra dita, gera expectativa fazendo com que o interlocutor fique na espera de um retorno e que a palavra não caia no esquecimento ou não seja cumprida.
Percebam que a todo instante venho falando de "valor(es)", e gostaria de dar atenção especial a esta palavra, pois trata-se da ação de fazer algo importante, estimável. O valor proporciona legitimidade e validade e é por isso que sempre ligamos a questão "valor" com a "palavra".
Neste momento, podemos mudar as perguntas e dizer: quanto daquilo que você fala, você cumpre com atitudes e comportamentos? O quanto você está empenhado nesse processo?
Chego a concluir que nos dias de hoje só a palavra, não tem mais valor. Somos um conjunto de ações que se somam e se completam. Somos os olhos que vêem, os ouvidos que escutam e os corpos que sentem e como todo conjunto (reunião das partes dum todo) devem estar juntas, do contrário de nada valerá aquilo que for dito.
A ausência de valor naquilo que você diz, reflete a falta de atitude que você tem. A falta de atitude, é a morte do ser, em corpo e alma.


Leôncio Fernandes

2 comentários:

  1. Nooossa Léo! Grandes verdades...
    Esse texto me fez refletir... Será que me apresento como um "todo" harmonioso e coerente!?

    Também me fez pensar em discurso ideológico... Como aquilo que falo representa minhas aspirações, meus valores... Aliás, palavra além de valor, também é impregnada de poder. Por exemplo, o quanto o discurso, a palavra de um líder podem guiar multidões. É fato: "A ausência de valor naquilo que você diz, reflete a falta de atitude que você tem" e é por isso grandes povos foram guiados pelo discurso de seus líderes.

    Sou fã dos seus textos Léo! Aliás, a número 1, pois fui a 1ª a comentar... rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. É, as pessoas realmente não agem de acordo com aquilo que dizem. E esquecem que uma palavra, depois de proferida, não pode mais voltar atrás. E é aí que reside o seu poder.

    ResponderExcluir